A Importância da Ludicidade no Processo de Aprendizagem do Aluno com Transtorno do Espectro Autismo - TEA

Autores

  • Anderson de Jesus Sousa PUC
  • Maria Conceição Nascimento Rodrigues FAADEMA
  • Tatiana Barreto dos Santos FAADEMA

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p55

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, inclusão, atividade lúdica

Resumo

A atividade lúdica é essencial para a criança pois favorece o seu desenvolvimento em várias habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também motora. No Transtorno do Espectro Autista (TEA) é comum que encontre alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico, o faz de conta. A intervenção desta dificuldade vai influenciar diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte importante no desenvolvimento de todo indivíduo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Dessa maneira, este artigo tem como objetivo mostrar como as atividades lúdicas promovem os processos de inclusão escolar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista em sala de aula, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Foi possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com deficiências. Também, observou-se a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, pois sabe-se a importância no processo de desenvolvimento da criança. Alguns dos principais resultados deste trabalho é a necessidade de conscientização das pessoas em termos de colaborar para que preconceitos sejam deixados de lado e haja igualdade de direitos, para que todos possam desfrutar dos serviços e bens que a sociedade oferece. Políticas públicas que necessitam ser efetivadas para um melhor atendimento a esse público.

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

Sousa, A. de J., Rodrigues, M. C. N., & Santos, T. B. dos . (2022). A Importância da Ludicidade no Processo de Aprendizagem do Aluno com Transtorno do Espectro Autismo - TEA. Epitaya E-Books, 1(1), 55-65. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p55

Edição

Seção

Capítulo de Livro