Jogos e Brincadeiras: O Uso da Ludicidade Como Objeto de Ensino-Aprendizagem em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p132Palavras-chave:
educação infantil, jogos, brincadeiras, ludicidade, pandemia, ensino remotoResumo
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, contempla a faixa etária de crianças de 0 a 5 anos e, atualmente, é considerada uma etapa de extrema importância para essas crianças, que ao longo dessa etapa se desenvolverão integralmente. Para que esse desenvolvimento ocorra plenamente, as propostas pedagógicas da Educação Infantil são baseadas em dois eixos norteadores: as interações e as brincadeiras. Na concepção atual que temos da Educação Infantil, trabalhar com esses dois eixos norteadores no dia a dia se tornou simples, sobretudo depois de tantos teóricos, como Piaget e Vygotsky pesquisarem e explicarem sobre o uso da ludicidade, dos jogos e das brincadeiras como um importante recurso no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças. Porém, com a pandemia do coronavírus, essa proposta que envolve o toque, o afeto, a aproximação, teve que ser substituída por uma proposta distante, sem o contato com o outro. Surgiu então um grande desafio para os professores da Educação Infantil: incluir em suas atividades remotas atividades lúdicas que envolvessem os eixos norteadores da Educação Infantil, para que todas as crianças dessa etapa continuassem se desenvolvendo plenamente, mesmo afastada da sala de aula e com pouca ou nenhuma interação com outras crianças.