A Psicopedagogia no Processo de Ensino-Aprendizagem: Orientação Docente no Planejamento Visando Contemplar os Alunos Com Necessidades Especiais

Autores

  • Rômulo Terminelis da Silva UNILOGOS

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p96

Palavras-chave:

psicopedagogia, educação especial, planejamento

Resumo

O artigo aborda a orientação do psicopedagogo no planejamento docente direcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I e II. Compreendendo assim que para realizar um trabalho eficaz com alunos com dificuldades de aprendizagem é visível a necessidade do planejamento sob orientação psicopedagógica. A pesquisa teve o objetivo de verificar qual o grau de dificuldade que os professores têm em abordar aspectos a respeito das atividades de planejamento na sala de aula e qual a participação dos alunos com necessidades especiais durante a realização dessas atividades. Práxis essa que de forma positiva venha colaborar no de processo de ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem. O papel do psicopedagogo é de auxiliar e orientar, conhecer o aluno com dificuldades de aprendizagem e a relação desse individuo com o meio que ele está inserido como também seus comportamentos intelectuais e afetivos para poder discutir as questões didáticas a serem trabalhadas com os alunos com necessidades educacionais especiais. Por ser assim, este estudo pautou-se, portanto, por uma metodologia de pesquisa sob a linha bibliográfica, de campo, em caráter exploratório, de maneira qualitativa, e descritiva. Entendo que esta linha de pesquisa e abordagem seja a mais viável ao estudo por ora. Desse modo, tem-se que os resultados aqui contextualizados podem ser considerados como satisfatórios ao proposto inicialmente neste estudo.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Silva, R. T. da . (2022). A Psicopedagogia no Processo de Ensino-Aprendizagem: Orientação Docente no Planejamento Visando Contemplar os Alunos Com Necessidades Especiais. Epitaya E-Books, 1(10), 96-110. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p96

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4