A Influência do Marketing Nos Primeiros Seis Meses de Vida da Criança

Autores

  • Isabela Cristina dos Santos Corrêa ESAMAZ
  • Joani da Silva Pimenta ESAMAZ
  • Leidiany Ramos Brito Silva UFPI
  • Lucília Cavalcante de Souza ESAMAZ
  • Fábio Costa de Vasconcelos UFPA
  • Robson Cardoso de Oliveira UFPA
  • Taise Cunha de Lucena UMC

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p154

Palavras-chave:

aleitamento materno, fórmulas, marketing

Resumo

O aleitamamento materno exclusivo é de suma importância até o sexto mês de vida do bebê, visto que possui nutrientes fundamentais para suprir as necessidades fisiólogicas, além de auxiliar o desenvolvimento cognitivo e intelectual, entretanto a amamentação sempre sofreu influência de muitos fatores, seja dos mitos ou da rede de apoio, porém, atualmente essa influência se dar a partir do marketing. Este estudo tem como objetivo averiguar a influência do marketing nos primeiros seis meses da criança e trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual se aplica o estudo qualitativo, com a finalidade descritiva, em que foi realizado um levantamento de artigos na base de dados, como Google Acadêmico, Scielo e Pubmed, analisados e selecionados conforme os critérios. Constatou-se pelos resultados, que a prevalência do aleitamento materno diminuiu consideravelmente em algumas regiões Brasileiras, entre elas a região Norte, em decorrência ocasionou o desmame, e com a pandemia do covid-19 verificou-se o aumento das compras de fórmulas e produtos infantis nas midias digitais. Conclui-se que é primordial o papel do nutricionista na área de marketing, para garantir ao consumidor as informações corretas sobre os alimentos, aprimorar o marketing social para gerar mais campanhas de incentivo, apoio e proteção ao aleitamento materno e para colaborar na fiscalização do cumprimento da NBCAL.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Corrêa, I. C. dos S. ., Pimenta, J. da S. ., Silva, L. R. B. ., Souza, L. C. de, Vasconcelos, F. C. de ., Oliveira, R. C. de ., & Lucena, T. C. de . (2022). A Influência do Marketing Nos Primeiros Seis Meses de Vida da Criança. Epitaya E-Books, 1(10), 154-178. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p154

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)