As Contribuições da Música no Processo de Aprendizagem das Crianças na Educação Infantil

Autores

  • Jane Nunes Teles UNIRG
  • Sidônia Vieira Neri UNIRG
  • José Carlos Ribeiro da Silva UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022663p38

Palavras-chave:

aprendizagem, contribuições, desenvolvimento infantil, música

Resumo

O presente estudo aborda as contribuições da música no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. Tem como objetivo, fazer uma análise reflexiva acerca da importância da música no desenvolvimento da aprendizagem das crianças no ensino infantil. Assunto este, amplamente discutido entre os profissionais da educação. Assim, a pesquisa teve como norte, a seguinte problemática: qual a contribuição da música no processo de aprendizagem da criança no ensino infantil? A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, a fim de adquirir informações sobre a temática em questão. Os dados alcançados na pesquisa revelaram os seguintes resultados: a presença da música no ensino infantil auxilia a percepção, favorece a aprendizagem, contribui no desenvolvimento psicossocial e cognitivo, além de estimular a criança no seu desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e social. Neste sentido, conclui que a música traz inúmeras contribuições no processo de aprendizagem da criança no ensino infantil, dentre elas, o estímulo da memória e inteligência, a construção do conhecimento, o favorecimento da aprendizagem, o desenvolvimento linguístico, o poder de concentração, o raciocínio lógico  e a formação da personalidade.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Teles, J. N., Neri, S. V. ., & Silva, J. C. R. da . (2022). As Contribuições da Música no Processo de Aprendizagem das Crianças na Educação Infantil. Epitaya E-Books, 1(25), 38-52. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022663p38

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.