Musicalidade na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023717p173Palavras-chave:
música, educação infantilResumo
Este trabalho mostra a música como ferramenta pedagógica na educação infantil e teve como eixo temático, a música e suas contribuições na educação infantil, e as formas de interação com os demais eixos de trabalho na fase da alfabetização. O objetivo é refletir sobre a utilização da música no processo de ensino aprendizagem e seus benefícios didáticos. Destaca-se ainda a presença da música nos diferentes momentos históricos e na fase inicial da vida das crianças. As relações entre a interação por meio da música e nos processos de desenvolvimento, tanto nas dimensões sociais e afetivas quanto nas cognitivas. Dando ênfase no potencial pedagógico que a música trás, auxiliando o professor na condução do ensino e facilitando a aprendizagem dos estudantes. A fim de demostrar que a música traz contribuições importantes, como recurso didático ajudando os educadores a variar as estratégias didáticas. Este artigo é de cunho bibliográfico e traz concepções da contribuição da música na educação infantil, leis normas, além de práticas pedagógicas.