O Acolhimento Educacional de Crianças Refugiadas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022663p138Palavras-chave:
crianças refugiadas, educação, acolhimento educacionalResumo
A migração está presente no histórico desde sua descoberta, porém, o contexto migratório tem sido alterado devido a algumas variáveis brasileiras, tais como guerras, conflitos, outras questões políticas, culturais, ambientais. O objetivo deste artigo é refletir sobre a história do refúgio no Brasil, sem âmbito do ambiente e dos impactos nas suas mudanças, causas e consequências do refúgio espacialmente. Os refugiados no Brasil têm alguns picos de chegada interconectados a eventos externos ou internacionais. A legislação brasileira que não cria entraves à entrada de refugiados, com facilidade como facilidade de se relacionar com estrangeiros, certamente faz o povo da migração de refugiados. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica e documental, abarcando principalmente a legislação brasileira e internacionais. Ao se debruçar sobre a literatura do refúgio, foi possível contextualizar o professor, a escola e a criança refugiada, entrelaçadas a falta de preparo dos profissionais da educação. Conclui-se com esse estudo que a medida em que o país deseja alcançar as metas do ODS 4 – Educação de Qualidade é necessário preparo, planejamento e medidas em todas as esferas dos poderes. Também fica claro que uma educação inclusiva impacta claramente em outras metas ou desenvolvimento, tais como as do ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e do ODS 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.