Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas, Afetivas e Motoras em Crianças de Até 5 Anos Portadoras de Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023694p26Palavras-chave:
síndrome de Down, intervenção familiar, habilidades cognitivasResumo
O trabalho analisa aspectos da criança portadora da síndrome de Down, enfocando o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e motoras da criança nesse contexto familiar. Enfatiza a necessidade de um trabalho de apoio e intervenção na família, o que poderá refletir na melhora do desenvolvimento da criança portadora de síndrome de Down. Este estudo tem como objetivo geral; Analisar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e motoras em crianças de até 5 anos portadoras de síndrome de Down e sua contribuição para melhoria do tratamento da doença. E os objetivos específicos: Explicar a síndrome de Down; Analisar como ocorre o desenvolvimento motor e cognitivo da criança com síndrome de Down; Orientar através da pesquisa os procedimentos que os familiares devem tomar diante de crianças portadores de síndrome de Down. É uma pesquisa de abordagem qualitativo e nível descritivo, de campo, hipotético-dedutiva e não experimental, baseando-se em conhecimento técnico em literatura cientifica e metodologia de pesquisa bibliográfica de forma exploratória. Em nosso entender essa revisão é necessária, pois demonstra a importância que a família e escola representam na promoção do bem-estar da criança com síndrome de Down e o papel de cada um na estimulação para que este possa alcançar o maior nível de desenvolvimento. Temos plena consciência de que não esgotaremos o tema, mas pretendemos iniciar uma reflexão. Para isso, faremos uma revisão de literatura, contemplando as pesquisas, numa tentativa de entender melhor como fazer uso dessas descobertas.