INTERVENÇÃO COM ARTETERAPIA: PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS NA ABORDAGEM GESTALT-TERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023847p69Palavras-chave:
Arterapia, Psicoterapia Infantil, Gestalt-terapiaResumo
Este estudo visa elucidar e coletar dados sobre a: “Intervenção com Arteterapia: Psicoterapia com Crianças na Abordagem Gestalt-Terapia. ” Pretendendo fazer uma abordagem sobre a arteterapia uma metodologia que se fundamenta no uso de várias formas de expressão artística com fins terapêuticos. A problemática pesquisada pautou-se em: Como a Intervenção com Arteterapia pode contribuir para Psicoterapia com Crianças na Abordagem Gestalt-Terapia? É no intuito de conhecer melhor a aplicabilidade da arteterapia na psicoterapia infantil dentro da Gestalt-terapia, que este estudo foi desenvolvido. O presente trabalho tem como objetivo geral verificar a eficácia da arteterapia no processo psicoterápico infantil a partir da abordagem Gestalt-terapia. A pesquisa busca mostrar que a arte tem o poder de reconfigurar conteúdos e dar subsídios para que o cliente possa extravasar essas energias que precisam ser renovadas, facilitar o contato com conteúdos reprimidos, bem como possibilitar o revisitar de experiências anteriores para uma possível ressignificação. Por ser assim, este estudo pautou-se, portanto, por uma metodologia de pesquisa sob a linha bibliográfica, em caráter exploratório, de abordagem qualitativa, de campo e descritiva, hipotético-dedutiva e não experimental. Entendo que esta linha de pesquisa e abordagem seja a mais viável ao estudo por ora. Desse modo, tem-se que os resultados aqui contextualizados podem ser considerados como satisfatórios ao proposto inicialmente neste estudo. Havendo ainda notoriamente várias vertentes e possibilidades a serem analisadas em estudos futuros, e, por conseguinte, mais aprofundados.