Síndrome de Burnout: A Busca do Equilíbrio Entre Trabalho e a Vida Profissional do Professor
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023694p127Palavras-chave:
síndrome de Burnout, professor, esgotamento profissionalResumo
O objeto do artigo é o Professor e o Esgotamento Profissional (A Síndrome de Burnout) – Uma Realidade Educacional e Escolar Focada na Escola Estadual Mario Homem de Melo, Localizada no Município de Cantá, Estado de Roraima. A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). A sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. O enfoque dessa investigação é quantitativo com ajuda de técnicas qualitativas, atingindo um nível correlacional, explicativo, exploratório, descritivo de desenho não experimental, bibliográfico, investigação de campo e método hipotético-dedutivo. Observou-se que o stress e o esgotamento profissional é causado por diversos fatores, principalmente de ordem psicológica, financeira, física e social, tendo em vista que o stress, nesse contexto, constitui uma forma de distúrbio que pode ser evitado através da intervenção de um especialista. Evidentemente, que os fatores do esgotamento profissional na vida do professor, têm manifestado com graves consequências, influenciando diretamente na produtividade cognitiva do aluno em sala de aula, além de culminar em graves problemas psicossomáticos, prejudicando o quadro de saúde de modo holístico, além da perca do prazer pela profissão. O esgotamento profissional é caracterizado pela perca do prazer profissional, definido pela síndrome de burnout de professores, é conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui perdendo o prazer do mesmo.