Modelo de Gestão Por Competências Como Suporte Para a Moderna Administração de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023717p47Palavras-chave:
competências, gestão por competências, valor social e econômico, desenvolvimento de pessoal, capital intelectualResumo
As mudanças geopolíticas globais, mercadológicas e tecnológicas experenciadas pelas organizações desde os primórdios da administração de empresas, aceleradas pela globalização e pela era da ultra informação, demandaram mudanças nas estratégias e estrutura das empresas no decorrer dos anos. Com a gestão de pessoas, o mesmo ocorreu, evoluindo de um mero departamento burocrático e operacional à moderna gestão de pessoas, tornando-se um setor estratégico e capaz de trazer diferenciais competitivos às organizações por meio de uma aplicação eficaz de pessoal. O conceito de competências e de gestão por competências surgem como um meio de basear a gestão nas relações entre pessoas e empresas, e não mais no modelo taylorista que se resume em encontrar a pessoa certa para o lugar certo. Ao invés de se focar em cargos a serem preenchidos, o foco passa a ser na captação, retenção e desenvolvimento das competências críticas da Organização. Uma gestão por competências é voltada para o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais, objetivando geração de valor para o mercado e para o cliente, ao mesmo tempo que gera valor social ao colaborador e valor econômico para o negócio. O empregado é um ativo imprescindível, pois sem ele não a atividade empresarial sequer seria possível, e deve-se enxergar e utilizar suas habilidades individuais no processo de gestão, contribuindo assim para o aprimoramento do capital intelectual da empresa.