O Viés Psicanalítico da/na Aprendizagem Escolar: Aportes Conceituais Para Uma Psicanálise da Aprendizagem

Autores

  • Wandre Guilherme de Campos Lisbôa Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p98

Palavras-chave:

psicanálise da aprendizagem, formação de professores, afetividade

Resumo

O propósito deste Artigo é trazer à discussão uma possibilidade de ver a Psicanálise contribuindo com o processo de Aprendizagem de infâncias, de juventudes e de adultezes, propondo uma Psicanálise da Aprendizagem na Formação de Professores em Serviço ou em Formação Inicial. Para isso, três conceitos da Psicanálise são desdobrados à cena educativa, mormente em condições de ensino e de aprendizagem. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica a partir da qual são sugeridas proposições de aplicação na formação inicial e em serviço de Professores. A conclusão a que se chegou é a de que esses três conceitos devem fazer parte da Formação de Professores e de outros sujeitos na arena educacional.

Downloads

Publicado

2023-03-25

Como Citar

Lisbôa, W. G. de C. (2023). O Viés Psicanalítico da/na Aprendizagem Escolar: Aportes Conceituais Para Uma Psicanálise da Aprendizagem. Epitaya E-Books, 1(34), 98-109. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p98

Edição

Seção

Capítulo de Livro