O Viés Psicanalítico da/na Aprendizagem Escolar: Aportes Conceituais Para Uma Psicanálise da Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p98Palavras-chave:
psicanálise da aprendizagem, formação de professores, afetividadeResumo
O propósito deste Artigo é trazer à discussão uma possibilidade de ver a Psicanálise contribuindo com o processo de Aprendizagem de infâncias, de juventudes e de adultezes, propondo uma Psicanálise da Aprendizagem na Formação de Professores em Serviço ou em Formação Inicial. Para isso, três conceitos da Psicanálise são desdobrados à cena educativa, mormente em condições de ensino e de aprendizagem. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica a partir da qual são sugeridas proposições de aplicação na formação inicial e em serviço de Professores. A conclusão a que se chegou é a de que esses três conceitos devem fazer parte da Formação de Professores e de outros sujeitos na arena educacional.