Especificidade e Sensibilidade Dos Critérios de Sgarbossa e Barcelona no Diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio na Vigência de Bloqueio de Ramo Esquerdo

Autores

  • Camila Motta Venturin Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
  • Daniela Videira Botton CBM
  • Camille Ortega Palhares CBM
  • Beatriz Girardi Barcellos CBM
  • Fabiana Silva e Souza CBM
  • Rafaela Tavares Mendes CBM
  • Gabriela Basso Pedro Cavalcante Costa CBM
  • Bruno Eduardo Krepischi Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
  • Murilo Romano de Oliveira Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto
  • André Leonardo Fidelis de Moura Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p115

Palavras-chave:

Sgarbossa, Barcelona, bloqueio de ramo esquerdo, infarto agudo do miocárdio

Resumo

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é considerado um importante problema de saúde pública devido ao grande número de mortes e internações decorrentes. Dessa forma, torna-se essencial identificar corretamente a doença, mesmo em situações que dificultem este diagnóstico, como a presença de bloqueio de ramo esquerdo. Para isso, os critérios diagnósticos de Sgarbossa e Barcelona são importantes. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a sensibilidade e especificidade dos critérios de Sgarbossa e Barcelona em pacientes com infarto agudo do miocárdio na vigência de um bloqueio de ramo esquerdo (BRE).

 Este é um estudo observacional transversal do tipo descritivo, que analisou prontuários, incluindo eletrocardiograma (ECG), cateterismo cardíaco e dosagem troponina, dos pacientes internados no período de junho de 2021 a janeiro de 2022, na Santa Casa de Ribeirão Preto, com sintomas sugestivos de Infarto Agudo do Miocárdio, com presença de BRE no ECG. Este estudo seguiu os tramites éticos, com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (nº CAAE 58638122.3.0000.5378) e aplicação de termo de consentimento livre e esclarecido a todos os participantes. Após a coleta dos dados, os critérios de Sgarbossa e Barcelona foram aplicados nos ECGs, e correlacionados com a presença ou não de IAM, determinada pela pontuação obtida nos critérios, além da existência de lesão obstrutiva no cateterismo cardíaco. 

Foram analisados prontuários de 20 pacientes. Os dados foram separados pela positividade ou não nos critérios de Barcelona e Sgarbossa, e pela presença ou não de lesão obstrutiva coronariana confirmada em cateterismo cardíaco, para o cálculo da sensibilidade e especificidade.  O critério de Barcelona demonstrou maior sensibilidade do que o Sgarbossa, com sensibilidade de 29% em comparação aos 6%. Quanto a especificidade ambos os critérios foram iguais a 10%.

Portanto, foi possível observar que a sensibilidade foi maior no critério de Barcelona para o diagnóstico de IAM, na vigência de BRE no ECG de admissão hospitalar. Por outro lado, a especificidade manteve-se sem diferenças estatísticas nos testes de Barcelona e Sgarbossa. Entretanto, a análise estatística possui limitações devido ao reduzido tamanho da amostra. Dessa forma, devido ao caráter limitativo, sugerimos novos estudos para comprovação dos resultados.

Downloads

Publicado

2023-03-25

Como Citar

Venturin, C. M., Botton, D. V., Palhares, C. O., Barcellos, . B. G. ., Souza, F. S. e ., Mendes, R. T. ., Costa, G. B. P. C. ., Krepischi, B. E. ., Oliveira , M. R. de ., & Moura, A. L. F. de . (2023). Especificidade e Sensibilidade Dos Critérios de Sgarbossa e Barcelona no Diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio na Vigência de Bloqueio de Ramo Esquerdo. Epitaya E-Books, 1(34), 115-126. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023755p115

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)