OFICINA PEDAGÓGICA UTILIZANDO PROCESSOS GEOMÉTRICOS NAS EQUAÇÕES DO 2° GRAU
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023786p101Palavras-chave:
Álgebra, Equações do 2° grau, Oficina Pedagógica, Material manipulávelResumo
Neste trabalho realizamos um estudo exploratório e bibliográfico acerca do processo geométrico para resolucionar equações do 2° grau. Num primeiro momento selecionamos o aporte teórico, fizemos fichamentos e arquivamentos das ideias centrais dos autores que tratam da temática referente a álgebra. Num segundo momento, diante das análises bibliográficas, destacamos especificadamente, as equações do 2° grau, suas dificuldades no ensino da matemática, bem como o intuito de fundamentar uma melhor concepção desta. A fim de incentivar essas concepções, foi realizada uma oficina pedagógica com alunos do 9° ano, do Centro Educacional Professor Eliseu Viana, na cidade de Mossoró-Rn. Conclui-se que, do ponto de vista da literatura e da estratégia de ação que o envolvimento dos alunos no transcorrer da proposta confirma ser o método geométrico de Al-khawarizmi um recurso que, de fato, potencializa aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, alunos e professores podem aprender modos de fazer matemática, criando uma conexão entre os conceitos estudados revelados no material.