INFLUÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19 NO ENSINO E NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Gideany Caetano Universidade de São Paulo
  • Heberth Alves Cruz Universidade de São Paulo
  • Regina Célia dos Santos Diogo Universidade de São Paulo
  • Diego Stefan Catani Universidade de São Paulo
  • Vilanice Alves de Araújo Püschel Universidade de São Paulo
  • Jack Roberto Silva Fhon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p77

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Ensino, Saúde mental, Pandemias, Universidades

Resumo

Objetivo: analisar a influência da pandemia COVID-19 no ensino não presencial e na saúde mental de estudantes de enfermagem de uma instituição pública. Método: Pesquisa transversal e analítica de abordagem quantitativa, com 62 alunos de todos os semestres do curso de graduação em enfermagem. A coleta das informações foi realizada através dos seguintes instrumentos: Perfil sociodemográfico, Características no ensino, Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Inventário de depressão de Beck. A análise descritiva de variáveis categóricas inclui tabelas de frequência absolutas e relativas e das variáveis quantitativas, medidas de tendência central e de variabilidade. A parte analítica foi realizada por meio da regressão binária e linear tendo a significância de p<0,05. Resultados: 82,3% eram do sexo feminino, idade média de 23,3 anos, 95,2% sem parceiro, 96,8% sem filhos, 66,1% moram com os pais e 51,6% recebiam apoio financeiro. Identificou-se algum nível de estresse (93,5%), ansiedade e sintomas depressivos (18,2 pontos) ocasionados pela pandemia. Na análise de regressão se identificou que o estresse foi associado com falta de motivação, e que IDATE estado associou-se com idade e falta de motivação, o IDATE traço foi associado com a idade e por alguma doença do estudante. Ademais, a depressão foi associada com alguma doença do estudante e ter distrações ou responsabilidades em casa. Conclusão: Os efeitos da pandemia e medidas de contingenciamento, como o distanciamento social e a suspensão de atividades presenciais de ensino, podem desencadear maior desconforto emocional e aumento do risco de doenças psicológicas e psiquiátricas, e gerar sintomas como estresse, ansiedade e depressão.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Caetano, G., Cruz, H. A. ., Diogo, R. C. dos S. ., Catani, D. S. ., Püschel, V. A. de A. ., & Fhon, J. R. S. . (2023). INFLUÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19 NO ENSINO E NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Epitaya E-Books, 1(55), 77-88. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p77

Edição

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