VALUE RELEVANCE DA PERDA DE IMPAIRMENT DO GOODWILL: UM ESTUDO DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3

Autores

  • Lidiane Galvão Bessa da Costa Universidade de Brasília (UnB)
  • Alinie Rocha Mendes Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p405

Palavras-chave:

Value Relevance, Goodwill, Impairment, Mercado de Capitais

Resumo

Tendo em vista que até o ano de 2004 o Goodwill sofria capitalização e amortização conforme IAS 22 e a partir do IFRS 3 está submetido ao impairment test e, nesse mesmo ínterim, destaca-se o embate constante entre correntes a favor e contra a aplicação do teste de imparidade do goodwill retratados no Discussion Papper do IFRS realizado em março de 2020 o qual debateu dentre outros assuntos a possibilidade de reintroduzir a amortização do goodwill em detrimento do impairment do goodwill, o estudo mostra-se relevante auxiliando em conclusões relevantes ao tema. Ainda sobre o PIR 2020, enfatiza-se que o documento de discussão apresenta visões preliminares do conselho sobre como as empresas podem fornecer melhores informações para que os investidores avaliem aquisições de outras empresas. As visões preliminares visam a divulgação de informações e a contabilização do ágio e, nesse contexto, o presente artigo busca analisar a influência da perda de impairment do goodwill na value relevance das empresas brasileiras listadas na B3. Para isso aplicou-se o modelo de Ohlson (1995) com adaptações que verificam a influência de variáveis de desempenho econômico-financeiro das empresas relacionando-as com valor das ações no mercado de capitais em uma amostra de 36 empresas listadas na B3 no período de 2015 a 2019. Os resultados demonstram que há influência do lucro líquido, do patrimônio líquido e do goodwill no valor de mercado das ações, contudo não foram encontradas evidências da influência da perda de impairment do goodwill.

Biografia do Autor

Lidiane Galvão Bessa da Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Tendo em vista que até o ano de 2004 o Goodwill sofria capitalização e amortização conforme IAS 22 e a partir do IFRS 3 está submetido ao impairment test e, nesse mesmo ínterim, destaca-se o embate constante entre correntes a favor e contra a aplicação do teste de imparidade do goodwill retratados no Discussion Papper do IFRS realizado em março de 2020 o qual debateu dentre outros assuntos a possibilidade de reintroduzir a amortização do goodwill em detrimento do impairment do goodwill, o estudo mostra-se relevante auxiliando em conclusões relevantes ao tema.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Costa, L. G. B. da ., & Mendes, A. R. (2023). VALUE RELEVANCE DA PERDA DE IMPAIRMENT DO GOODWILL: UM ESTUDO DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3. Epitaya E-Books, 1(55), 405-426. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p405

Edição

Seção

Capítulo de Livro