O CONDUZIR DO TEMA “ÉTICA E SEGURANÇA DO PACIENTE” DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024977p9Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Enfermagem, Ética em Enfermagem, Ética Clínica, Educação em EnfermagemResumo
É sabido que o ensino do tema ‘Segurança do paciente e ética’ aos enfermeiros em formação ainda se torna uma necessidade, constituindo um desafio a ser mais bem trabalhado. A formação ética e a abordagem da segurança do paciente são elementos essenciais no currículo de enfermagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi caracterizar a ética e a segurança do paciente quanto aos seus conceitos, princípios e refletir sobre a consideração desse tema na formação atual em enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo bibliográfica, realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2023. Nessa revisão, foram consultados artigos científicos, livros e documentos relevantes que abordam o tema. Foram encontrados 2640 manuscritos, e lidos o título dos 30 mais relevantes, porém somente 08 compuseram a amostra final. Estimular o aprendizado prático e reflexivo é fundamental para que os estudantes possam enfrentar situações reais ou simuladas de tomada de decisão ética e prática segura. Os educadores também devem incentivar a participação dos estudantes em discussões éticas e análises de incidentes de segurança. Aprimorar a formação ética e a abordagem da segurança do paciente na formação em enfermagem requer um esforço conjunto de educadores, instituições de ensino e estudantes. Promover o ensino da ética pode ajudar a alavancar estratégias revolucionárias lançadas pelos educadores e discentes de modo que possam reduzir incidentes que ocorrem no âmbito da assistência em saúde, por isso a ênfase na inclusão desse tema como unidade curricular obrigatória.