PEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGIA: CONCEITOS HISTÓRICOS E DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A ESCOLA NOVA

Autores

  • Edna Machado da Silva Faculdade Martins – FAMART
  • José Ronaldo de Freitas Machado Universidad Martin Lutero - UML

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024977p153

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Política De Educação Especial

Resumo

O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação básica vem assinalando nos últimos anos alguns preceitos legais, epistemológicos, práticos e metodológicos com maior fundamentos no que tange organizar ações educativas que visem atender de forma igualitária e equitativa os alunos. Neste artigo, buscamos alguns referenciais teóricos que nos auxiliem na compreensão de se promover uma estreita relação articulação entre a educação geral e a educação especial. Concluímos que diante das atuais políticas educacionais, corroborar com as discussões sobre a educação como direito humano e no reconhecimento de que a educação envolve um ambiente cultural e comunitário onde as políticas afirmativas devem ser ampliadas.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

Silva, E. M. da . ., & Machado, J. R. de F. . (2024). PEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGIA: CONCEITOS HISTÓRICOS E DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A ESCOLA NOVA. Epitaya E-Books, 1(56), 153-166. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024977p153

Edição

Seção

Capítulo de Livro