PEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGIA: CONCEITOS HISTÓRICOS E DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A ESCOLA NOVA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024977p153Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Especial, Política De Educação EspecialResumo
O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação básica vem assinalando nos últimos anos alguns preceitos legais, epistemológicos, práticos e metodológicos com maior fundamentos no que tange organizar ações educativas que visem atender de forma igualitária e equitativa os alunos. Neste artigo, buscamos alguns referenciais teóricos que nos auxiliem na compreensão de se promover uma estreita relação articulação entre a educação geral e a educação especial. Concluímos que diante das atuais políticas educacionais, corroborar com as discussões sobre a educação como direito humano e no reconhecimento de que a educação envolve um ambiente cultural e comunitário onde as políticas afirmativas devem ser ampliadas.