ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA EJA CAMPO: UMA POLÍTICA PÚBLICA EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024984p493Palavras-chave:
Educação, EJA Campo, Política pública, EscolarizaçãoResumo
Conforme previsto na Constituição Federal de 1988, a educação é um direito básico e fundamental de todos os cidadãos e a oferta e garantia desta é um dever do Estado. Historicamente, o processo educacional encontra-se envolvido em diversos exemplos de movimentos sociais que procuram, de forma clara e concisa, desenvolver referências ao tema e tematizar situações de forma coerente. Em busca da garantia plena desse direito, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem despontado como importante política/ferramenta para levar conhecimento a um grupo maior e específico de pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. O principal objetivo desse presente artigo é analisar a Educação de Jovens e Adultos, com destaque para a EJA Campo, e o seu papel e crescimento como forma de transmissão de conhecimentos a esse grupo específico de indivíduos. Ainda assim, deve-se relacionar ao atual sistema educacional voltado para esse público. É uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa que contribuirá para a sociedade em geral, em que serão utilizados artigos científicos em português, publicados entre 2016 a 2022. A pesquisa forneceu bases para a percepção de que o trabalho desempenhado pela EJA Campo traz grandes benefícios para a escolarização de pessoas adultas, contribuindo também nos movimentos de busca pelo conhecimento neste ambiente que se encontra inserido. A garantia da educação como direito básico a todos os cidadãos deve fazer com que esta consiga quebrar barreiras e alcançar locais ainda mais amplos.