EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE: PODEM CONSTITUIR-SE EM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p171Palavras-chave:
Artigo acadêmico, Modelo de artigo, Normas para publicaçãoResumo
O presente estudo investigou como a Educação Ambiental e a interdisciplinaridade podem constituir-se em instrumento de transformação na educação praticada na Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, na cidade de Manaus, Amazonas no ano de 2020, buscando identificar os fatores que possibilitam e/ou dificultam a implementação de práticas interdisciplinares considerando o desempenho acadêmico dos alunos. Os dados foram resultados de um estudo de caso que traz a abordagem qualiquantitativa. Responderam ao questionário nove professores e quarenta alunos do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental não é priorizada e que poucos professores desenvolvem atividades de cunho interdisciplinar. Ainda assim, os professores foram unânimes ao afirmar que os alunos participam efetivamente quando acontece atividades pedagógicas interdisciplinares e que seus resultados acadêmicos se elevam significativamente.