A Aprendizagem Significativa Sobre a Dengue em Espaços Educacionais

Autores

  • Ana Kyssia Ferreira Filatoff UNADES
  • Ana Cláudia dos Santos Ferreira UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023700p115

Palavras-chave:

conhecimento relevante, espaços educativos, dengue

Resumo

Aprendizagem do ensino de ciências em espaços educacionais torna-se ativo à medida que os alunos buscam se conectar com as realidades que vivenciam, aprendendo mais com compreensão e clareza na elaboração do conteúdo científico. Este estudo aborda o tema da dengue por meio de teorias de aprendizagem significativa e espaços educativos. Destaca-se as propriedades, ciclos biológicos, criadouros, indícios, inoculação, investigação, recurso terapêutico e profilaxia de doenças causadas pelo vírus. O objetivo deste estudo foi avaliar a pertinência da Eficiência da “Hipótese do Conhecimento Relevante da Dengue em Espaços Educativos”. Tem como objeto geral descrever a relevância da aplicação da aprendizagem significativa sobre a dengue em espaços educacionais e Objetiva especificamente Identificar os mecanismos que indicam a aprendizagem dos alunos sobre o tema da dengue em espaços educacionais; Descrever os melhores indicadores para executar a teoria da aprendizagem significativa em ambientes educacionais com o tema dengue e Detalhar a aplicabilidade da teoria da aprendizagem significativa em espaços educacionais com o tema da dengue. Qual a pertinência de aplicar a aprendizagem significativa acerca do tema dengue no âmbito educacional? Nesta investigação os alunos conheceram o Laboratório de Malária e Dengue e o Bosque da Ciência, concernente ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –INPA. Esta pesquisa utilizou-se métodos qualitativos e quantitativos por meio da combinação de observação, entrevistas e questionários. Os sujeitos do estudo foram 28 alunos do turno vespertino da oitava série de uma escola pública de Manaus-AM. Finda-se que a hipótese do conhecimento relevante pode ser aplicada em espaços educativos dentro e fora do âmbito escolar, potencializando o conhecimento prévio dos alunos e dando-lhes a oportunidade de aprender fora da sala de aula de se expandir para outros lugares e de aprender novas descobertas. Tópicos que ampliam o que é apresentado na prática. Diante disso, podemos afirmar que os discentes aprenderam expressivamente nos espaços educacionais durante seu processo de aprendizagem com o tema dengue.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

Filatoff, A. K. F., & Ferreira, A. C. dos S. (2023). A Aprendizagem Significativa Sobre a Dengue em Espaços Educacionais. Epitaya E-Books, 1(28), 115-145. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023700p115

Edição

Seção

Capítulo de Livro