ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O SABER

Autores

  • Angra Lima Hachimoto

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024288p117

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Educação infantil

Resumo

A alfabetização e o letramento são processos fundamentais na formação das crianças, especialmente na educação infantil, pois são as bases para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas essenciais ao longo da vida escolar e além. Neste texto, vamos explorar a importância desses conceitos na educação infantil, discutindo suas definições, interações e práticas pedagógicas, à luz das contribuições de diversos autores. Antes de adentrarmos nas discussões sobre alfabetização e letramento na educação infantil, é importante esclarecer as diferenças entre esses dois termos, conceitos que muitas vezes são confundidos. Segundo Soares (1998), alfabetização refere-se ao processo de aquisição e domínio do código escrito, ou seja, aprender a decodificar e codificar as letras e seus sons, enquanto o letramento, conforme definido por Kleiman (1995), vai além da simples habilidade de ler e escrever, englobando o uso social da escrita em práticas cotidianas e sociais.

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Publicado

2024-04-07

Como Citar

Hachimoto, A. L. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O SABER. Epitaya E-Books, 1(61), 117-124. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024288p117

Edição

Seção

Capítulo de Livro