O ENSINO HÍBRIDO NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p47Palavras-chave:
ENSINO HÍBRIDO, PÓS-PANDEMIA, COVID-19Resumo
O blended learning (ensino híbrido, em português) é uma proposta que mescla o ensino presencial com o ensino virtual, a partir do uso das tecnologias digitais. Sendo assim, este trabalho objetiva demonstrar as vantagens do ensino híbrido e a sua importância para a modernização do processo de ensino, em que o aluno passa a conduzir a sua própria aprendizagem. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em base de dados digital, periódicos e livros relacionados às ‘vantagens’ e ‘desafios’ do ensino híbrido no Brasil – antes e após a pandemia da Covid-19. Para a pesquisa utilizamos os descritores ‘ensino híbrido’, ‘vantagens do ensino híbrido’ e ‘o ensino híbrido no Brasil’. Os resultados encontrados apontam para as oportunidades significativas de modernizar o processo de ensino-aprendizagem, visto as inúmeras vantagens proporcionadas, tais como a personalização do ensino individualizado e o ensino baseado na resolução de problemas que envolvem a realidade do aluno. A literatura pesquisada apresenta ainda, as dificuldades para a implementação do ensino híbrido nas instituições de ensino público brasileiras, as quais estão relacionadas à falta de estrutura, de acesso às tecnologias nas escolas e de capacitação do corpo docente para a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis, integrando – todos estes –, ao planejamento pedagógico. Outro desafio é a democratização do acesso às tecnologias de modo que todos os alunos tenham o mesmo acesso. Concluímos que, embora a adoção do ensino híbrido apresenta desafios, em especial nas regiões menos favorecidas economicamente, a sua implementação proporciona resultados importantes no aprendizado dos alunos.

