DA FORMAÇÃO À AÇÃO: UM RELATO DE MINHA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Tayene Mendonça Santos CBNB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025837p25

Palavras-chave:

Memorial, Formação, Trajetória Acadêmica

Resumo

O capítulo narra a trajetória acadêmica e profissional da professora Tayene Mendonça Santos, iniciada em 1999 no Jardim de Infância e marcada desde cedo por sinais de vocação para o ensino. Incentivada pela mãe, pedagoga e figura fundamental em sua formação, Tayene desenvolveu desde a infância o gosto pela leitura, pelas línguas e pelo ensino. A perda precoce da mãe em 2009 foi um divisor de águas em sua vida, exigindo resiliência para seguir nos estudos durante o ensino médio.

Ingressou em Letras Português-Inglês na UFRJ em 2012, onde descobriu o interesse pela pesquisa em raça, gênero e literatura, especialmente a produção negra. Durante a graduação, atuou como monitora no CLAC e decidiu seguir a licenciatura. Após a formatura em 2017, lecionou em cursos de idiomas e em escola bilíngue, obtendo certificações de proficiência e ensino da língua inglesa.

Com a pandemia, adaptou suas aulas para o formato online e iniciou o mestrado em Memória Social na UNIRIO. Em 2021, ingressou na Força Aérea Brasileira como Aspirante-a-Oficial e passou a lecionar no Colégio Brigadeiro Newton Braga, onde coordenou projetos voltados à valorização da cultura negra, práticas antirracistas e inovação no ensino de inglês.

Assumiu a Coordenação de Disciplina, participou de eventos acadêmicos, publicou artigo científico e concluiu o mestrado com pesquisa sobre identidade negra na literatura. Em 2024, foi aprovada no doutorado em Linguística Aplicada pela UFRJ. A autora encerra o capítulo expressando gratidão pelas vivências e compromisso contínuo com a educação, reconhecendo que sua trajetória ainda está em construção.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Santos, T. M. (2025). DA FORMAÇÃO À AÇÃO: UM RELATO DE MINHA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL EM CONSTRUÇÃO. Epitaya E-Books, 1(102), 25-36. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025837p25

Edição

Seção

Capítulo de Livro