MEMORIAL: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024592p51Palavras-chave:
Memorial, Trajetória Profissional, CBNBResumo
O texto narra a trajetória pessoal e profissional de uma enfermeira brasileira, filha de imigrantes portugueses que, apesar de não terem frequentado a escola, valorizaram a educação. Ela destaca o início de sua formação, desde os estudos em escolas particulares e públicas, até a escolha pela enfermagem, passando pelo vestibular para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se formou em Enfermagem Obstétrica. A maternidade e os cuidados com recém-nascidos proporcionaram áreas de grande realização pessoal e profissional para ela.
A narrativa também explora seu ingresso no serviço público, com concursos e aprovações para trabalhar em hospitais importantes, como o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), onde ocupou cargas de responsabilidade, como Assistente da Chefia Geral e enfermeira em diversas especialidades. Ela conciliou a prática da enfermagem com a carreira docente, lecionando em cursos técnicos de enfermagem e se dedicando à formação de novos profissionais. Ao longo dos anos, ela desenvolveu e implementou projetos importantes, como o planejamento familiar e controle de tabagismo, sempre buscando inovações para melhorar o atendimento à saúde.
O texto finaliza com o autor refletindo sobre sua longa carreira, destacando os desafios enfrentados e a importância da educação continuada, ao se preparar para um mestrado. Uma trajetória é marcada por uma busca constante pela excelência tanto na enfermagem quanto na educação, com uma sensação de dever cumprido, ao mesmo tempo em que permanece aberto a novos começos e desafios.