HISTORIANDO A CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024578Palavras-chave:
Ciência, História, EducaçãoResumo
A presente publicacão traz uma virtude que merece abrir este prefácio: reproduz as vozes dos estudantes. Em um tempo em que o protagonismo dos jovens vem sendo tema de discussão no espaço escolar, é uma honra e um desafio poder falar de um trabalho que resulta do esforço de pesquisas que foram desenvolvidas
ao longo do ano letivo de 2023 por grupos de trabalhos em sala de aula.
Tais pesquisas, oriundas da 4a edicão do projeto “Historiando a ciência” (idealizado pelo professor Celso Luis Soares dos Santos Sobrinho, Mestre em En- sino de Ciências), revelam os caminhos científicos trilhados pelos diferentes temas abordados por cada grupo, mediados pela orientacão de seus professores ao longo do ano letivo de 2023. E esse é outro ponto que merece destaque: o avanço gradual de um trabalho que exige tempo, comprometimento, permanência, algo desafiante, especialmente para as novas gerações, diante dos tempos acelerados e de interesses mais voláteis nos quais nos encontramos. Manter os grupos dos estudantes interessados na progressão da investigacão e do relato de uma experiência científica certamente não foi das tarefas mais simples para os professores mediadores das pesquisas aqui elencadas.