EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: VISÕES E PRÁTICAS DIVERSAS DE PROFESSORES NO COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA

Autores

  • José Carlos Pistilli
  • Jussara Cassiano Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040

Palavras-chave:

educação para o trânsito, cbnb, educação

Resumo

Esse livro aponta as diversas visões e práticas de professores, ponto fundamental para o enriquecimento da construção interdisciplinar do processo de construção pedagógica de educação para o trânsito, a partir da escola básica.

O papel da escola de educar para o trânsito está respaldado por legislações específicas, na aproximação e interação das áreas da educação e do trânsito urbano, as quais sugerem a utilização de temas transversais e, quando possível, a inserção de disciplina eletiva, na grade curricular das escolas de ensino básico. É o caráter multi e interdisciplinar, que propomos tal como expressamos diversificadamente nesse livro. Tal caráter é fator essencial para a formação de cidadãos responsáveis, conscientes e comprometidos com a ecologia, a sustentabilidade, a segurança, a otimização e democratização da acessibilidade / mobilidade e com a convivência civilizada e humanizada entre atores do sistema viário, em todo o ambiente urbano que nos cerca.

As contribuições de professores, com suas diferentes percepções sobre as várias faces que compõem a temática trânsito urbano são fundamentais para tornar as abordagens do assunto mais ricas, dinâmicas e significativas. Nessa linha de pensamento, cada professor, com sua formação e experiência própria pode oferecer perspectivas variadas sobre os desafios e as soluções relacionadas ao trânsito.

Lembramos que, independentemente da disciplina que atuam, professores podem abordar aspectos legais e comportamentais, enfatizando o cumprimento de normas de trânsito e a importância da cidadania no espaço viário urbano.

Assim, se justifica que todos, no papel de educadores, devem explorar questões que remetam à inclusão de pessoas com necessidades especiais, promovendo reflexões sobre igualdade e respeito no uso das vias públicas para que essas se tornem espaços de respeito às diferenças, às limitações de cada usuário.

É assim que tantas outras abordagens terão vez dentro das mais diversas e variadas discussões travadas e propostas que poderão ir surgindo e se reformulando no escopo desse livro.

Além de enriquecer o conteúdo de cada disciplina, a multiplicidade de visões sobre o tema trânsito na dinâmica da interdisciplinaridade e da transversalidade pode e deve contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico nos estudantes.

Ao serem expostos a diferentes abordagens, eles compreendem o trânsito como um fenômeno complexo, que vai além da circulação de veículos, abrangendo questões sociais, culturais, econômicas e ambientais.

A complexidade na diversidade de visões e abordagens dos professores no processo escolar de educar para o trânsito fortalece essa prática pedagógica ao torná-la mais abrangente e conectada com as realidades de estudantes e também de professores

Essa pluralidade ajuda a preparar jovens através da prática do diálogo tendo em vista seu amadurecimento e preparo para uma convivência mais segura e harmoniosa no espaço urbano. Do mesmo modo, contribui para a formação de cidadãos compromissados com o meio ambiente como um todo, com a preservação do planeta Terra, nosso único lar, e para tanto, com um trânsito urbano mais sustentável onde a vida é o valor maior.

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Publicado

2025-09-04

Como Citar

Pistilli, J. C., & Nascimento, J. C. (2025). EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: VISÕES E PRÁTICAS DIVERSAS DE PROFESSORES NO COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA. Epitaya E-Books, 1(110), 1-112. https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040

Edição

Seção

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