EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: VISÕES E PRÁTICAS DIVERSAS DE PROFESSORES NO COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040Palavras-chave:
educação para o trânsito, cbnb, educaçãoResumo
Esse livro aponta as diversas visões e práticas de professores, ponto fundamental para o enriquecimento da construção interdisciplinar do processo de construção pedagógica de educação para o trânsito, a partir da escola básica.
O papel da escola de educar para o trânsito está respaldado por legislações específicas, na aproximação e interação das áreas da educação e do trânsito urbano, as quais sugerem a utilização de temas transversais e, quando possível, a inserção de disciplina eletiva, na grade curricular das escolas de ensino básico. É o caráter multi e interdisciplinar, que propomos tal como expressamos diversificadamente nesse livro. Tal caráter é fator essencial para a formação de cidadãos responsáveis, conscientes e comprometidos com a ecologia, a sustentabilidade, a segurança, a otimização e democratização da acessibilidade / mobilidade e com a convivência civilizada e humanizada entre atores do sistema viário, em todo o ambiente urbano que nos cerca.
As contribuições de professores, com suas diferentes percepções sobre as várias faces que compõem a temática trânsito urbano são fundamentais para tornar as abordagens do assunto mais ricas, dinâmicas e significativas. Nessa linha de pensamento, cada professor, com sua formação e experiência própria pode oferecer perspectivas variadas sobre os desafios e as soluções relacionadas ao trânsito.
Lembramos que, independentemente da disciplina que atuam, professores podem abordar aspectos legais e comportamentais, enfatizando o cumprimento de normas de trânsito e a importância da cidadania no espaço viário urbano.
Assim, se justifica que todos, no papel de educadores, devem explorar questões que remetam à inclusão de pessoas com necessidades especiais, promovendo reflexões sobre igualdade e respeito no uso das vias públicas para que essas se tornem espaços de respeito às diferenças, às limitações de cada usuário.
É assim que tantas outras abordagens terão vez dentro das mais diversas e variadas discussões travadas e propostas que poderão ir surgindo e se reformulando no escopo desse livro.
Além de enriquecer o conteúdo de cada disciplina, a multiplicidade de visões sobre o tema trânsito na dinâmica da interdisciplinaridade e da transversalidade pode e deve contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico nos estudantes.
Ao serem expostos a diferentes abordagens, eles compreendem o trânsito como um fenômeno complexo, que vai além da circulação de veículos, abrangendo questões sociais, culturais, econômicas e ambientais.
A complexidade na diversidade de visões e abordagens dos professores no processo escolar de educar para o trânsito fortalece essa prática pedagógica ao torná-la mais abrangente e conectada com as realidades de estudantes e também de professores
Essa pluralidade ajuda a preparar jovens através da prática do diálogo tendo em vista seu amadurecimento e preparo para uma convivência mais segura e harmoniosa no espaço urbano. Do mesmo modo, contribui para a formação de cidadãos compromissados com o meio ambiente como um todo, com a preservação do planeta Terra, nosso único lar, e para tanto, com um trânsito urbano mais sustentável onde a vida é o valor maior.

