EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E ASTRONOMIA - CBNB - SEMEARTE
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p35Palavras-chave:
interdisciplinaridade, sustentabilidade, astronomia, trânsito urbano - espaço cósmicoResumo
O presente artigo foca a interdisciplinaridade necessária para o desenvolvimento da consciência ecológica e o estabelecimento do compromisso com a sustentabilidade, na abordagem da problemática do trânsito urbano sob o olhar da astronomia. Nessa perspectiva, cita o exemplo do projeto interdisciplinar denominado SEMEARTE desenvolvido no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), pertencente à Aeronáutica. Tendo como proposta pedagógica o uso da ludicidade, da arte e das tecnologias, o projeto defende que a dinâmica dos astros pode servir como metáfora para a organização do trânsito, destacando a necessidade de equilíbrio, previsibilidade e respeito às leis naturais e sociais. Dentro dessa estética pedagógica, o projeto sinaliza para o incremento do protagonismo e da consciência ecológica mais ampla e responsável do corpo discente e, para tanto, desde a dimensão urbana à cósmica. Essa consciência, semente que deve ser plantada na escola, fará surgir pessoas para a sociedade mais preparadas para tomar decisões responsáveis que propiciem sua contribuição para um futuro sustentável nas cidades, no planeta Terra, no espaço Cósmico.

