O SONHO DE ENSINAR: A MENINA QUE SE TORNOU PROFESSORA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025837p229Palavras-chave:
Professora, Memorial, TrajetóriaResumo
Neste capítulo, Thayene Mendonça compartilha sua jornada marcada por descobertas, persistência e paixão pelo ensino. Desde a infância, demonstrou encantamento com a aprendizagem, influenciada por sua professora de alfabetização, Márcia Betânia, no Jardim Escola Bem-Me-Quer, em São João de Meriti (RJ). Esse encantamento floresceu em vocação, levando-a a contrariar os desejos dos pais e optar pelo curso Normal, com formação de professores, no Instituto Moyses Henrique dos Santos.
Apesar da resistência inicial familiar, conquistou o apoio e orgulho dos pais ao concluir a formação. Determinada a ingressar numa universidade pública, participou do pré-vestibular do CEDERJ e prestou o ENEM, mas por circunstâncias da vida, optou por trabalhar antes de retomar os estudos. Incentivada por uma amiga, ingressou na Universidade Estácio de Sá, onde cursou Letras e, posteriormente, Pedagogia, buscando unir o domínio da linguagem com a prática educativa.
Após concluir as graduações, enfrentou a pandemia da COVID-19 e não desistiu da formação: transferiu-se para outra instituição e concluiu a pós-graduação em Psicopedagogia. Atuou por anos na rede privada, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, experiências que consolidaram sua identidade docente.
Em 2021, foi aprovada no processo seletivo da Força Aérea Brasileira, passando a atuar como professora de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Orgulha-se de pertencer a essa instituição, onde encontrou apoio, amizade e estímulo para seguir crescendo profissionalmente.
Thayene encerra o capítulo reafirmando seu compromisso com a educação e o desejo de continuar aprendendo. Sua trajetória revela uma educadora dedicada, resiliente e apaixonada, que encontrou no ensino o propósito de sua vida.

