DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON: ABORDAGEM DO DIAGRAMA EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500019p173Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Educação em saúde, Enfermagem, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem do sexto período da Universidade Federal Fluminense na elaboração de atividades de educação em saúde, realizada em referência ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, em uma Policlínica Regional de Niterói, utilizando o diagrama em rede. Relato de experiência: Durante o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, os acadêmicos de Enfermagem promoveram ação de educação em saúde, a partir do planejamento e da execução de materiais educativos, como folder, luva sensorial, cérebro em 3D e um laço cinza, guiados pelo diagrama em rede. Essa atividade educativa teve como objetivo desmistificar saberes populares sobre a Doença de Parkinson (DP) e, por meio de um diálogo ativo com a população, promover um conhecimento mais científico acerca da enfermidade. Considerações finais: Pode-se destacar o impacto positivo da ação, evidenciado pelo envolvimento expressivo dos usuários. A participação ativa entre os acadêmicos e a comunidade revelou não apenas o desejo das pessoas de entender mais sobre a DP, mas também a relevância de abordagens educativas que sejam acessíveis e bem planejadas dentro do contexto da atenção primária. Além disso, a aplicação do diagrama em rede contribuiu para uma melhor estruturação do projeto.

