Os Impactos na Saúde Mental Infantil em Idade Escolar Durante a Pandemia COVID-19

Autores

  • Greice Rodrigues de Sá UNISUAM
  • Helena Portes Sava de Farias UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p28

Palavras-chave:

Saúde Mental, Pandemia, Saúde da criança

Resumo

O estudo tem como objetivo geral: Identificar o impacto das mudanças nos hábitos diários na saúde mental infantil em idade escolar frente a pandemia Covid-19. E como objetivos específicos: Relatar as consequências das mudanças nos hábitos diários na saúde mental em idade escolar durante a pandemia Covid-19; Descrever ações para minimizar os danos mentais em crianças durante a pandemia Covid-19 e criar um aplicativo de redirecionamento para atendimento psicológico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória com levantamento bibliográfico realizado no período de junho de 2021 até agosto de 2021 utilizando as seguintes bases de dados: SCIELO, LILACS, BDENF e GOOGLE ACADÊMICO disponíveis na Biblioteca virtual de Saúde (BVS).  A busca inicial foi traçada primeiramente nas respectivas bases de dados redirecionada pela BVS. Foram encontrados 20 artigos, sendo  eleitos 4 para análise de estudo. Posteriormente foi acessada a plataforma GOOGLE ACADÊMICO e feita busca nas primeiras dez páginas, sendo escolhidos 7 artigos para desenvolvimento do trabalho. Ao todo  onze artigos foram eleitos para construção dos resultados, os quais  foram organizados em  três categorias  que discorrem sobre: 1- “Consequências na saúde mental infantil durante a pandemia Covid-19” que pontua os impactos na saúde mental infantil durante a pandemia, 2- “Desenvolvimento infantil durante a pandemia Covid-19” que relata as possíveis alterações cognitivas advindas do cenário pandêmico e 3- “Cuidados na saúde mental infantil durante a pandemia Covid-19” que orienta a população em geral no cuidado da saúde mental diante desse contexto. Os resultados foram interpretados baseados na análise de conteúdo de Bardin. Tais resultados enalteceram a importância da capacitação e estratégias dos profissionais de saúde e a comunicação familiar na saúde mental infantil durante o período da pandemia.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Sá, G. R. de, & Farias, H. P. S. de. (2022). Os Impactos na Saúde Mental Infantil em Idade Escolar Durante a Pandemia COVID-19. Epitaya E-Books, 1(9), 28-45. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p28

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>