A Conexão dos Textos na Sala de Aula

Autores

  • Aldenice Contente Dias IFAP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p211

Palavras-chave:

reflexão, texto, ensino

Resumo

Este artigo esclarece que a prática de textos escritos requer a agilidade de conhecimentos referentes a situações de comunicação, à língua e às coisas de mundo, que são as informações que se encontram no contexto. Demonstra que há a ausência de mais práticas de textos pautadas no ensino funcionalista da língua e de docentes com mais conhecimentos da linguística textual. Aborda teorias recentes de especialistas que esmiúçam o trabalho com textos, além de refletir sobre as metodologias que estão sendo aplicadas em classe. Instiga novos métodos a professores e discentes que se interessam pelo trabalho com textos. O trabalho foi desenvolvido através de referências bibliográficas e pesquisa de campo. Apresenta grande significância para o ensino brasileiro que atualmente tem enfrentado dificuldades no desenvolvimento textual, pois muitos alunos terminam o ensino médio e ainda procuram cursinhos para “aprender redação”. Lá chegando, os ensinam as tipologias: narração, descrição e dissertação, deixando de lado os gêneros textuais que são os textos encontrados no cotidiano. Também discuti o sentido de discurso diferenciando-o de texto. Além de nortear e até mesmo ser um ponto de partida para aqueles que pensam em fazer algo diferente em sala de aula, mas que não percam de vista os objetivos e a produtividade com seus alunos. Vem meditar que o conhecimento do professor não é para ser guardado a sete chaves, mas para compartilhar. E é esse compartilhamento de conhecimentos que este artigo propõe.

PALAVRAS-CHAVE: Reflexão. Texto. Ensino.

 

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

Dias, A. C. (2022). A Conexão dos Textos na Sala de Aula. Epitaya E-Books, 1(1), 211-220. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p211

Edição

Seção

Capítulo de Livro