Globalização, educação e trabalho docente no brasil: algumas reflexões

Autores

  • Aline Ribeiro Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p298

Palavras-chave:

globalização, cursos tecnológicos, trabalho docente

Resumo

Esta pesquisa trata do trabalho docente em um curso tecnológico. O objetivo é contribuir com investigações que visem preparar as universidades para futuros investimentos em cursos ligados à tecnologia, em que a demanda de profissionais da área crescem devido ao desenvolvimento industrial. Para este estudo qualitativo, foram selecionados autores contemporâneos que tratam da temática do trabalho capitalista, com direção à formação de mão de obra adequada às necessidades sociais.  Os resultados desse estudo evidenciam a maneira que as revoluções industriais, e a globalização atuam sobre as novas profissões e como esse contexto afeta o trabalho docente. Aponta como a última reestruturação dos meios de produção afetou a educação no Brasil. Alguns autores assinalaram possíveis consequências de um ensino voltado apenas aos interesses empresariais. Foi possível concluir que há necessidade de uma política de melhoria das condições do trabalho docente, para que o professor tenha a possibilidade de contribuir com projetos pedagógicos, que promovam o desenvolvimento, não apenas das habilidades, mas também da reflexão do aluno sobre a sua futura profissão e as questões sociais que a envolvem.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba

Especialização em Matemática - Estatística e Didática pela FIJ

Graduada em Matemática pela UNIPAC

Muzambinho-MG

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

Ribeiro, A. (2022). Globalização, educação e trabalho docente no brasil: algumas reflexões. Epitaya E-Books, 1(1), 298-309. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p298

Edição

Seção

Capítulo de Livro