Reestruturação dos meios de produção e implicações para a educação tecnológica no brasil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p310Palavras-chave:
educação tecnológica, meio de produção, educaçãoResumo
A possibilidade de expansão dos mercados consumidores leva as empresas estrangeiras a investir capital em regiões com potencial comercial, implantando suas tecnologias em países de industrialização tardia como o Brasil. O uso dessas tecnologias estimula o investimento no ensino, em áreas de tecnologias mais complexas e interfere no padrão de expectativas em relação ao trabalho dos professores. Exemplo disso estaria na existência do curso de Engenharia de Automação Industrial atrelada à última reestruturação produtiva iniciada em países pioneiros em inovações tecnológicas industriais. Com o objetivo de entender a influência desse contexto econômico na atividade docente profissional na área tecnológica, nesta seção analisamos o contexto social e econômico que influencia o papel dos docentes de um curso superior público em Engenharia de Automação Industrial. Buscamos compreender os reflexos das políticas públicas educacionais, das exigências profissionais e dos estímulos à capacitação do professor, destacando os anseios e interesses do sistema capitalista quanto ao desempenho e às razões governamentais no direcionamento de recursos orçamentários para a educação.