Reestruturação dos meios de produção e implicações para a educação tecnológica no brasil

Autores

  • Aline Ribeiro Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p310

Palavras-chave:

educação tecnológica, meio de produção, educação

Resumo

A possibilidade de expansão dos mercados consumidores leva as empresas estrangeiras a investir capital em regiões com potencial comercial, implantando suas tecnologias em países de industrialização tardia como o Brasil. O uso dessas tecnologias estimula o investimento no ensino, em áreas de tecnologias mais complexas e interfere no padrão de expectativas em relação ao trabalho dos professores. Exemplo disso estaria na existência do curso de Engenharia de Automação Industrial atrelada à última reestruturação produtiva iniciada em países pioneiros em inovações tecnológicas industriais. Com o objetivo de entender a influência desse contexto econômico na atividade docente profissional na área tecnológica, nesta seção analisamos o contexto social e econômico que influencia o papel dos docentes de um curso superior público em Engenharia de Automação Industrial. Buscamos compreender os reflexos das políticas públicas educacionais, das exigências profissionais e dos estímulos à capacitação do professor, destacando os anseios e interesses do sistema capitalista quanto ao desempenho e às razões governamentais no direcionamento de recursos orçamentários para a educação.

 

Biografia do Autor

Aline Ribeiro, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba

Especialização em Matemática - Estatística e Didática pela FIJ

Graduada em Matemática pela UNIPAC

Muzambinho-MG

Downloads

Publicado

2022-01-17

Como Citar

Ribeiro, A. (2022). Reestruturação dos meios de produção e implicações para a educação tecnológica no brasil . Epitaya E-Books, 1(1), 310-340. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p310

Edição

Seção

Capítulo de Livro