Distúrbio da aprendizagem dislexia
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022380p273Palavras-chave:
distúrbio, dislexia, aprendizagemResumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar um dos distúrbios mentais que afeta crianças em idade escolar. Dificuldades estas que, quando não trabalhadas, podem ser motivos para a evasão escolar. Ressaltamos, particularmente, sobre a dislexia e, como ela afeta no processo de aprendizagem infantil e ainda sobe os danos que poderão ser causados à criança, quando não diagnosticada e trabalhada, de forma correta. Investigamos desde sua origem genética, até os graus em que pode ser diagnosticada. Destacamos neste, maneiras de trabalhar com portadores de dislexia, direcionado àqueles que estão em grau mais avançado, o que dificulta, seriamente, seu aprendizado com leitura e matemática, somados, ainda, à frustração gerada por essa situação. Foram estipulados os métodos para o melhor diagnóstico de disléxicos e determinadas situações, em que alguns conseguiram destacar-se na ciência e arte, apresentando suas motivações que o levaram a tal processo. Foi demonstrada a importância dos professores nessa tarefa, junto aos psicólogos, e os rumos que a nossa sociedade toma em direção a melhores condições e estruturas de escolas, bem como salientar a importância da qualificação e capacitação dos professores, para lidar com esse grupo, focando sempre a idéia predominante de que os disléxicos são portadores de QI normal e precisam que a sua auto estima seja trabalhada junto com suas dificuldades em leitura e cálculo, contando com uma equipe e a constante presença da família e amigos. Utilizou-se neste trabalho a pesquisa bibliográfica, na qual os principais autores requisitados foram: DORISJ. JOHONSON E HELMER R. MYKLEBUST (1998), LEILA BONI GUERRA (1997), CESAR COLL; JESUS PALACIOS; ALVARO MARCHESI (2001). Como sabemos, crianças especiais são mal compreendidas, na maioria dos casos, a qual denominamos um aluno não atencioso às aulas, ou levado como, muitos dizem, pode sofrer de algum distúrbio que, às vezes é muito sutil para ser diagnosticado com eficiência, principalmente nos primeiros anos escolares. Por meio deste trabalho tive como finalidade ajudar as pessoas a refletirem sobre comportamento infantil podendo resolver problemas em que, na infância, podem ser simples, mas que se não cuidados se agravam na idade adulta.