O Uso das Metodologias Ativas e a Abordagem Intercomponente dos Objetos de Conhecimento: Uma Necessidade Urgente Para a Prática Docente

Autores

  • Amadeu Érico Alves Braga FVJ
  • Patrícia dos Santos Queiroz UFCG

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p195

Palavras-chave:

metodologias ativas, prática pedagógica, ensino

Resumo

Neste trabalho teremos a oportunidade de refletir sobre a urgente necessidade de se inserir na prática pedagógica, metodologias que venham de encontro às necessidades atuais de ensinar e aprender de discentes e docentes, tendo em vista a nova realidade educacional mundial imposta pela Pandemia da Covid-19. A pesquisa foi realizada a partir de uma pesquisa etnográfica baseada na realidade vivenciada nas escolas municipais. Os principais autores que contribuíram para essa reflexão são Moran (2018), Fazenda (1994), Libâneo (1998), Rogers (2001) e Paulo Freire (1996, 1981). Como resultado pretende-se despertar nos professores, a reflexão para a urgente necessidade de diversificar suas metodologias de ensino, principalmente, no que se refere à utilização de novas metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Braga, A. Érico A., & Queiroz, P. dos S. (2022). O Uso das Metodologias Ativas e a Abordagem Intercomponente dos Objetos de Conhecimento: Uma Necessidade Urgente Para a Prática Docente. Epitaya E-Books, 1(9), 195-201. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p195

Edição

Seção

Capítulo de Livro