O Uso das Metodologias Ativas e a Abordagem Intercomponente dos Objetos de Conhecimento: Uma Necessidade Urgente Para a Prática Docente
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022489p195Palavras-chave:
metodologias ativas, prática pedagógica, ensinoResumo
Neste trabalho teremos a oportunidade de refletir sobre a urgente necessidade de se inserir na prática pedagógica, metodologias que venham de encontro às necessidades atuais de ensinar e aprender de discentes e docentes, tendo em vista a nova realidade educacional mundial imposta pela Pandemia da Covid-19. A pesquisa foi realizada a partir de uma pesquisa etnográfica baseada na realidade vivenciada nas escolas municipais. Os principais autores que contribuíram para essa reflexão são Moran (2018), Fazenda (1994), Libâneo (1998), Rogers (2001) e Paulo Freire (1996, 1981). Como resultado pretende-se despertar nos professores, a reflexão para a urgente necessidade de diversificar suas metodologias de ensino, principalmente, no que se refere à utilização de novas metodologias de ensino.