A Psicologia da Educação no Desenvolvimento da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022519p111Palavras-chave:
ensino e aprendizagem, psicologia da educação, afetividade e cogniçãoResumo
Este artigo tem como foco principal investigar a presença da Psicologia da Educação no Desenvolvimento da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sua importância como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica possibilitando solucionar as dificuldades em compreender os conteúdos escolares e permitir aprendizagem de funções sociais para a formação integral do aprendente. Utilizando como pressupostos teóricos o resultado de uma ampla pesquisa bibliográfica tendo como referencial as concepções evidenciadas nas obras de Jean Piaget, Henry Wallon, Levi Vygotsky. Reconhecer que o processo educativo é o alicerce da cidadania e tem como produto a formação ampla das pessoas e não apenas sua instituição formal. São no ambiente escolar que se fortalece a afetividade, os laços cívicos, o respeito às diferenças, o conhecimento técnico e científico. O educador, portanto, é peça fundamental na consolidação desses valores. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica e qualitativa. Por ser assim, este estudo pautou-se, portanto, por uma metodologia de pesquisa sob a linha bibliográfica, de campo, em caráter exploratório, de maneira qualitativa e descritiva.