Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática e os Problema Norteadores das Dificuldades no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022557p31Palavras-chave:
matemática, aprendizagem, jogos lúdicosResumo
Este estudo visa elucidar e coletar dados sobre a Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática e os Problemas Norteadores das Dificuldades no Ensino Médio, dentro e fora do ambiente escolar, pretendendo fazer uma abordagem sobre Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática como instrumento educativo para solucionar problemas de aprendizagem no desenvolvimento cognitivo do aluno no Ensino Médio. O problema pesquisado pautou-se em: Como a Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática podem contribuir para solucionar as dificuldades de aprendizagem no Ensino Médio? Os objetivos específicos propostos, foram: Desenvolver habilidades e competências na organização de projeto lúdico em matemática contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem do aluno no ensino médio; Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas; e Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através do lúdico no ensino da matemática. A aprendizagem por meio da Construção de Jogos Lúdicos em Matemática podem contribuir para solucionar as dificuldades de aprendizagem e permitir que o aluno adquira conhecimentos matemáticos. Por ser assim, este estudo pautou-se, portanto, por uma metodologia de pesquisa sob a linha bibliográfica, em caráter exploratório, de abordagem qualitativa, de campo e descritiva. Entendo que esta linha de pesquisa e abordagem seja a mais viável ao estudo por ora. Desse modo, tem-se que os resultados aqui contextualizados podem ser considerados como satisfatórios ao proposto inicialmente neste estudo. Havendo ainda notoriamente várias vertentes e possibilidades a serem analisadas em estudos futuros, e, por conseguinte, mais aprofundados.