Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática e os Problema Norteadores das Dificuldades no Ensino Médio

Autores

  • Franciane da Silva Roque IFRR/CAPES/UAB/IERR
  • Mário César Gomes Ribeiro IFRR/CAPES/UAB/IERR
  • Antônio Vieira do Nascimento Filho IFRR/CAPES/UAB/IERR
  • Rômulo Terminelis da Silva IFRR/CAPES/UAB/IERR

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022557p31

Palavras-chave:

matemática, aprendizagem, jogos lúdicos

Resumo

Este estudo visa elucidar e coletar dados sobre a Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática e os Problemas Norteadores das Dificuldades no Ensino Médio, dentro e fora do ambiente escolar, pretendendo fazer uma abordagem sobre Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática como instrumento educativo para solucionar problemas de aprendizagem no desenvolvimento cognitivo do aluno no Ensino Médio. O problema pesquisado pautou-se em: Como a Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática podem contribuir para solucionar as dificuldades de aprendizagem no Ensino Médio? Os objetivos específicos propostos, foram: Desenvolver habilidades e competências na organização de projeto lúdico em matemática contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem do aluno no ensino médio; Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas; e Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através do lúdico no ensino da matemática. A aprendizagem por meio da Construção de Jogos Lúdicos em Matemática podem contribuir para solucionar as dificuldades de aprendizagem e permitir que o aluno adquira conhecimentos matemáticos. Por ser assim, este estudo pautou-se, portanto, por uma metodologia de pesquisa sob a linha bibliográfica, em caráter exploratório, de abordagem qualitativa, de campo e descritiva. Entendo que esta linha de pesquisa e abordagem seja a mais viável ao estudo por ora. Desse modo, tem-se que os resultados aqui contextualizados podem ser considerados como satisfatórios ao proposto inicialmente neste estudo. Havendo ainda notoriamente várias vertentes e possibilidades a serem analisadas em estudos futuros, e, por conseguinte, mais aprofundados.

Downloads

Publicado

2022-07-23

Como Citar

Roque, F. da S., Ribeiro, M. C. G., Filho, A. V. do N., & Silva, R. T. da . (2022). Aprendizagem e Construção de Jogos Lúdicos em Matemática e os Problema Norteadores das Dificuldades no Ensino Médio. Epitaya E-Books, 1(12), 31-69. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022557p31

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4