TRILHAS DO SABER MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024646Palavras-chave:
Trilha multidisciplinar, Conhecimento, InterdisciplinarResumo
O livro Trilhas do Saber Multidisciplinar surge como uma coleção relevante de artigos que reúne contribuições de autores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil. A obra aborda uma vasta gama de temas contemporâneos, refletindo a riqueza do conhecimento nas mais diversas áreas e suas interconexões. Ao longo de seus capítulos, o leitor encontrará novidades que vão desde atualizações sobre o tratamento de distúrbios do sono até reflexões sobre a inclusão escolar e o impacto das novas tecnologias na educação.
No primeiro capítulo, são apresentadas as atualizações e desafios no tratamento do ronco e da apneia obstrutiva do sono em pacientes com má oclusão esquelética de Classe II, tema de grande relevância para a odontologia e a medicina do sono. Em seguida, discute-se a importância do ensino de Libras como uma ferramenta fundamental para a inclusão educacional de surdos.
A obra também aprofunda o papel das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento infantil, acompanhada de uma análise sobre a prevalência da inatividade física no lazer entre trabalhadores da cadeia produtiva do biodiesel na Bahia. Outro ponto crucial é abordado no quinto capítulo, que trata da alarmante incidência de morte por desnutrição infantil no Brasil, um problema social que clama por soluções urgentes.
A inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como metodologias ativas no ambiente escolar é discutida no sexto capítulo, enquanto o desenvolvimento de soft skills para carreiras tecnológicas é abordado no capítulo seguinte, por meio da adaptação da roda de competências.
A obra também traz à tona a relevância da biblioteca ativa durante e após a pandemia, além de propor uma nova abordagem didática com o uso de jogos matemáticos para o ensino das equações do 2º grau. A gestão do conhecimento nas instituições de ensino superior e seu impacto na inovação e eficiência institucional é outro tema de destaque.
O desafio da educação inclusiva na Vila de Aranai, no Marajó, e as barreiras de comunicação no ambiente hospitalar também são explorados, ressaltando a necessidade de estratégias eficazes de comunicação terapêutica.
Nos capítulos finais, são relatadas experiências sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com surdos, além de uma análise crítica sobre o impacto das tecnologias na vida dos adolescentes, discutindo o sedentarismo e suas consequências.
Essa coleção representa, portanto, um recurso importante para acadêmicos, educadores, profissionais de saúde e específicos para compreender as complexidades e desafios do conhecimento em múltiplas áreas. O diálogo interdisciplinar que a obra não proporciona apenas enriquece o leitor, mas também fomenta a criação de novas trilhas de saber em direção a um futuro mais inclusivo e inovador.