O USO DE TECNOLOGIAS MULTIMIDIÁTICAS ALIADO À PESQUISA NA ESCOLA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DAS DESCOBERTAS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p27Palavras-chave:
Descobertas discentes, Ensino-aprendizagem, Mídias digitais, Pesquisa, Tecnologias digitaisResumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a pesquisa e o uso das mídias na educação podem garantir o aprendizado significativo por meio das redes e tecnologias digitais da informação na escola. Para que esta investigação tenha se concretizado, escolheu-se a metodologia bibliográfica por meio de um levantamento de uma revisão teórica baseada nos pensamentos de Bagno (2004), Carvalho e Kanashiro (2021), Lévy (1999), Libâneo (2009), Locastre et al. (2023), Moran (2012) e outros documentos normativos educacionais. Ao longo desta investigação, constatou-se que a prática investigativa como formação e método pedagógico, principalmente quando é enriquecido pelas mídias digitais em sala de aula, oferece uma série de benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma melhor compreensão dos conteúdos, o engajamento dos estudantes ao despertar seu interesse, o desenvolvimento da capacidade de trabalho colaborativo, o estímulo à autonomia do estudante no controle de seu próprio aprendizado, a criação de uma conexão pessoal com o assunto, a redução do estresse em sala de aula e, consequentemente, uma maior inclusão dos estudantes com necessidades específicas. Constatou-se que além de expandir o acesso a tecnologias, a escola crie uma intervenção que vá além dos desafios éticos relacionados à segurança da informação, equidade no acesso à tecnologia da informação e privacidade nas redes, construindo, dessa forma, um currículo que pense na adaptação do conteúdo por meio do uso de diferentes meios midiáticos que acabe oferecendo mais benefícios do que riscos à educação. Por fim, torna-se necessário capacitar os professores a promover um trabalho avaliativo com base nos seguintes critérios: criatividade do discente ao escolher os formatos e mídias, originalidade, profundidade das informações e colaboração efetiva no trabalho em equipe.