O USO DE TECNOLOGIAS MULTIMIDIÁTICAS ALIADO À PESQUISA NA ESCOLA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DAS DESCOBERTAS DISCENTES

Autores

  • José Roberto da Silva Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Elves Santos de Freitas Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Edson Ferreira Lima Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Franklin Emmanuel da Silva Mano Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p27

Palavras-chave:

Descobertas discentes, Ensino-aprendizagem, Mídias digitais, Pesquisa, Tecnologias digitais

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a pesquisa e o uso das mídias na educação podem garantir o aprendizado significativo por meio das redes e tecnologias digitais da informação na escola. Para que esta investigação tenha se concretizado, escolheu-se a metodologia bibliográfica por meio de um levantamento de uma revisão teórica baseada nos pensamentos de Bagno (2004), Carvalho e Kanashiro (2021), Lévy (1999), Libâneo (2009), Locastre et al. (2023), Moran (2012) e outros documentos normativos educacionais. Ao longo desta investigação, constatou-se que a prática investigativa como formação e método pedagógico, principalmente quando é enriquecido pelas mídias digitais em sala de aula, oferece uma série de benefícios para o processo de ensino-aprendizagem: uma melhor compreensão dos conteúdos, o engajamento dos estudantes ao despertar seu interesse, o desenvolvimento da capacidade de trabalho colaborativo, o estímulo à autonomia do estudante no controle de seu próprio aprendizado, a criação de uma conexão pessoal com o assunto, a redução do estresse em sala de aula e, consequentemente, uma maior inclusão dos estudantes com necessidades específicas. Constatou-se que além de expandir o acesso a tecnologias, a escola crie uma intervenção que vá além dos desafios éticos relacionados à segurança da informação, equidade no acesso à tecnologia da informação e privacidade nas redes, construindo, dessa forma, um currículo que pense na adaptação do conteúdo por meio do uso de diferentes meios midiáticos que acabe oferecendo mais benefícios do que riscos à educação. Por fim, torna-se necessário capacitar os professores a promover um trabalho avaliativo com base nos seguintes critérios: criatividade do discente ao escolher os formatos e mídias, originalidade, profundidade das informações e colaboração efetiva no trabalho em equipe.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva Júnior , J. R. da ., Freitas, E. S. de ., Lima, E. F. ., & Mano, F. E. da S. . (2024). O USO DE TECNOLOGIAS MULTIMIDIÁTICAS ALIADO À PESQUISA NA ESCOLA: O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DAS DESCOBERTAS DISCENTES. Epitaya E-Books, 1(91), 27-39. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p27

Edição

Seção

Capítulo de Livro