A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA STEAM E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Adelmo de Sousa Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Edson Ferreira Lima Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Elves Santos de Freitas Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • José Roberto da Silva Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025752p110

Palavras-chave:

Metodologia STEAM, Desafios, Características

Resumo

Este trabalho busca analisar a metodologia STEAM empregada na Educação, uma vez que se trata de uma metodologia ativa que tem o potencial de promover a construção do conhecimento de maneira mais pragmática e estimular os aprendizes a demonstrarem mais proatividade e protagonismo. Objetiva, também, abordar a metodologia STEAM, apontar desafios percebidos no uso da metodologia na Educação, e identificar características que o docente necessita possuir para utilizar tal metodologia em sua prática educacional. Baseando-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica foram obtidas informações de relevância acerca da temática. E, por meio da compreensão sobre aspectos da metodologia e desafios de sua utilização na Educação, bem como sobre características necessárias aos profissionais da Educação para utilizarem a metodologia STEAM na Educação, é possível que os docentes possam planejar mais proveitosamente atividades com mais praticidade e que estimulem um engajamento maior dos estudantes. Além do mais, metodologias ativas como a STEAM podem ser um auxílio para tornar as aulas mais significativas e interessantes para os participantes dos processos educacionais, sejam eles os docentes ou os discentes. 

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Silva , A. de S. ., Lima , E. F. ., Freitas, E. S. de ., & Silva Júnior, J. R. da . (2025). A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA STEAM E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO. Epitaya E-Books, 1(94), 110-120. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025752p110

Edição

Seção

Capítulo de Livro