A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ON-LINE COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS PELOS ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023786p34Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Gêneros textuais, Jogos virtuais, Língua Portuguesa, Tecnologias digitaisResumo
Esta pesquisa busca investigar as contribuições do uso dos jogos virtuais para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, principalmente no que diz respeito à promoção do acesso aos mais diversos gêneros textuais por meio do compartilhamento de conhecimentos presentes na rede mundial de computadores. Escolheu-se a metodologia bibliográfica, que foi posta em prática por meio de um levantamento detalhado baseado nos pensamentos de Coelho (2014), Figueiredo (2009), Freire (2015) e Libâneo (2009), que auxiliam para que essa discussão seja contextualizada sócio, política e economicamente falando. A abordagem qualitativa também foi utilizada como fundamento, porque analisa as relações, opiniões e discursos presentes tanto nas principais documentações que envolvem essa temática por meio da interpretação e exame crítico dos livros e artigos consultados como também dos resultados de um projeto de intervenção aplicado em uma cidade do Sertão pernambucano. Além disso, essa pesquisa também tem um caráter etnográfico, uma vez que realiza sua análise considerando as relações estabelecidas entre educandos, educadores e as novas tecnologias digitais que acabam por possibilitar a efetivação da disrupção tecnológica no ensino. Assim, é evidente que o acesso aos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa por meio dos jogos on-line ajuda na fixação das principais características dos gêneros textuais; melhora a memória, a velocidade de resposta e a concentração do cérebro; melhora as habilidades de multitarefa; aumenta a percepção motora; estimula a criatividade; auxilia na tomada de decisão; exercita o raciocínio lógico; desenvolve inteligência emocional; proporciona mais autonomia, autoestima e criatividade.