O Papel da Gramática no Ensino de Língua Portuguesa no Contexto Atual
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023700p90Palavras-chave:
gramática, ensino, metodologia, educaçãoResumo
O presente trabalho de pesquisa visa investigar, analisar e expor orientações pedagógicas a fim de superar a concepção tradicional de gramática no ensino de língua portuguesa, tendo em vista novas formas de abordagem e reconstruindo a maneira de se trabalhar o conteúdo curricular. Sendo assim, é necessário discutir maneiras para se oportunizar aos alunos o domínio da norma padrão, isto é, de um sistema valorizado tradicionalmente, sem demonstrar uma depreciação de seu grupo social, cultural e regional de origem. Além disso, é preciso comparar e relacionar a visão tradicional do ensino de gramática com a função social da língua/linguagem; perceber as diversas concepções de gramática(s) e língua(gem), remodelando a práxis e construindo metodologias capazes de modificar o ensino tradicional, bem como destacar e enfatizar propostas que estão firmadas em um diálogo transdisciplinar, refletindo ações que irão modificar as práticas docentes. Atualmente, as pesquisas linguísticas revelam que não existe uma homogeneidade da língua portuguesa, ou seja, cada vez mais se percebe que não há uma metodologia a fim de conciliar a norma padrão com as variedades linguísticas, além de uma reflexão crítica sobre a língua(gem). Diante disso, faz-se necessário que se trabalhe explorando métodos e técnicas para se desenvolver, de maneira eficiente, saberes linguísticos nas diversas variedades do idioma ao ser usado, de forma segura e com clareza.