INICIATIVAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024745p37Palavras-chave:
Agenda 2030, Ações sustentáveis, Educação, Desenvolvimento territorial sustentável, Desenvolvimento localResumo
O objetivo deste capítulo é apresentar iniciativas de instituições de ensino que promovem a sustentabilidade e impacto positivo na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que envolveu revisão bibliográfica, levantamento documental e observação em campo de três instituições de ensino: (i) a Escola Técnica Estadual Professora Helcy Moreira Martins Aguiar, localizada no município de Cafelândia, interior de São Paulo, que adotou a ação “Óleo Amigo”, com o objetivo de reciclar óleo de cozinha usado, e o projeto "Plantando vidas: voluntários do bem, para recolher óleo das residências e plantar mudas de árvores; (ii) a Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ), que procura ampliar sua atuação no campo da sustentabilidade por meio de seu Plano de Logística Sustentável e de sua recente participação no programa UI Greenmetric World University Rankings; e (iii) a Fundação de Apoio à Educação Técnica (FAETEC), unidade de Nilópolis, Rio de Janeiro, que implementou um curso de formação em “Culinária Sustentável”. A realização do trabalho permitiu concluir a importância das instituições de ensino enquanto elemento promotor do desenvolvimento sustentável territorial, já que os projetos envolvem não somente os estudantes, mas também a comunidade da região onde a instituição está inserida, além de impulsionar novas pesquisas por meio de projetos e estudos que contribuem significativamente para sustentabilidade.