A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E A ALIMENTAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA BRASILEIRA

Autores

  • Edson de Souza Pereira Centro Universitário Augusto Motta
  • Lucio Fabio Cassiano Nascimento Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p31

Palavras-chave:

Alimentação Integral, Práticas sustentáveis, Escola, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo de revisa?o tem por resultado a ana?lise sobre a importa?ncia das pra?ticas sustenta?veis e a alimentac?a?o integral na escola brasileira. Para a obtenc?a?o dos dados deste estudo, de a?mbito qualitativo, foi feita a coleta e a selec?a?o de artigos dos peri?odos correspondentes aos anos de 2018 a 2022, atrave?s do acesso ao SCIELO e ao Portal de perio?dicos Capes, sob crite?rios como: publicac?o?es nacionais e completas, excetuando a?queles que na?o contemplem os objetivos deste estudo, a saber: (i) formas de utilizac?a?o integral dos alimentos; (ii) existe?ncia da pra?tica e das incide?ncias no consumo de alimentos na sua integralidade; (iii) averiguac?a?o e comparac?a?o da importa?ncia da sustentabilidade e sua implicac?a?o no mundo atual. Ale?m dos artigos (14 dos 23 coletados), foram consultadas leis e outros aportes teo?ricos para discussa?o das ana?lises. O estudo se pauta no intuito de evidenciar uma provocac?a?o e promoc?a?o ao incentivo de consumo de alimentos sauda?veis e em sua totalidade; nas comunidades escolares, a?reas em que se oportuniza a alimentac?a?o aos alunos devidamente matriculados, tendo em vista que a alimentac?a?o escolar tem uma das premissas em atender formac?a?o de costumes alimentares sauda?veis e atender quantidades mi?nimas nutricionais. O trabalho nos permite correlacionar as ODS: 2 (fome zero e agricultura sustenta?vel), 4 (educac?a?o de qualidade) e 12 (consumo e produc?a?o responsa?veis), entre outras em que ha? percepc?a?o da implementac?a?o de programas e campanhas com estrate?gias que visem aquisic?a?o de alimentos, regulamentac?o?es de seguranc?a alimentar e qualidade nutricional. Ale?m das situac?o?es pertinentes em que a alimentac?a?o no a?mbito escolar, reflete-se sobre desperdi?cios das partes na?o convencionais dos alimentos e como evita?-los de modo a inserir no consumo de forma correta e suficiente a?s care?ncias nutricionais.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Pereira , E. de S. ., & Nascimento, L. F. C. . (2025). A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E A ALIMENTAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA BRASILEIRA. Epitaya E-Books, 1(97), 31-46. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p31

Edição

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