PEDAGOGIA HOSPITALAR: REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA

Autores

  • Victor Balleiro Viana Centro Universitário de Votuporanga
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura de Votuporanga
  • Ana Paula Rodrigues Centro Universitário FAVENI
  • Vagner Aquino Zeferino Facultad de Ciências de La Educación, Universidad de La Empresa,Montevidéu

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p99

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, pedagogo hospitalar, saúde, educação

Resumo

A reflexão sobre a Pedagogia Hospitalar pode ser enriquecida ao considerar a perspectiva filosófica apresentada por Yalom em “Quando Nietzsche Chorou” (1931), obra que enfatiza a necessidade de introspecção para alcançar um nível superior de compreensão. No entanto, no contexto da hospitalização infantil, essa abordagem suscita questionamentos acerca dos desafios e adversidades enfrentados e do papel da educação nesse processo.

A atuação pedagógica nesse ambiente demanda não apenas empatia, mas também um olhar crítico diante das constantes transformações sociais e da necessidade de garantir os direitos fundamentais à saúde e à educação durante a hospitalização de crianças e adolescentes. A Pedagogia Hospitalar caracteriza-se por sua natureza adaptativa, uma vez que cada caso apresenta especificidades que requerem intervenções personalizadas. Nesse sentido, a experiência prática supervisionada por profissionais especializados constitui um recurso essencial para a formação de educadores que atuarão nesse contexto. Conforme Matos e Mugiatti (2017), as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia contemplam a formação docente não apenas para a educação regular e espaços formais de ensino, mas também para outras áreas que demandam conhecimentos pedagógicos.

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Publicado

2025-04-21

Como Citar

Viana, V. B. ., Oliveira , E. A. de ., Rodrigues , A. P. ., & Zeferino , V. A. . (2025). PEDAGOGIA HOSPITALAR: REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA. Epitaya E-Books, 1(99), 99-102. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p99

Edição

Seção

Resumo

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