PEDAGOGIA HOSPITALAR: REFLEXÕES SOBRE SUA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p99Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar, pedagogo hospitalar, saúde, educaçãoResumo
A reflexão sobre a Pedagogia Hospitalar pode ser enriquecida ao considerar a perspectiva filosófica apresentada por Yalom em “Quando Nietzsche Chorou” (1931), obra que enfatiza a necessidade de introspecção para alcançar um nível superior de compreensão. No entanto, no contexto da hospitalização infantil, essa abordagem suscita questionamentos acerca dos desafios e adversidades enfrentados e do papel da educação nesse processo.
A atuação pedagógica nesse ambiente demanda não apenas empatia, mas também um olhar crítico diante das constantes transformações sociais e da necessidade de garantir os direitos fundamentais à saúde e à educação durante a hospitalização de crianças e adolescentes. A Pedagogia Hospitalar caracteriza-se por sua natureza adaptativa, uma vez que cada caso apresenta especificidades que requerem intervenções personalizadas. Nesse sentido, a experiência prática supervisionada por profissionais especializados constitui um recurso essencial para a formação de educadores que atuarão nesse contexto. Conforme Matos e Mugiatti (2017), as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia contemplam a formação docente não apenas para a educação regular e espaços formais de ensino, mas também para outras áreas que demandam conhecimentos pedagógicos.

