RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p471Palavras-chave:
Psicologia Experimental, Sniff Pro, Práticas PedagógicasResumo
A disciplina de Psicologia Experimental está prevista na formação dos Psicólogos, nos anos iniciais do curso, com o objetivo de proporcionar experiências científicas por meio da experimentação. O primeiro laboratório de Psicologia Experimental surgiu na universidade de Leipzig, pelo Médico, Psicólogo AlemãoWilhelm Maximilian Wundt, e seu principal objeto de estudo foi a consciência e para sua investigação utilizou métodos experimentais naturais, adaptando muitas técnicas empregadas pelos fisiologistas da época para avançar em uma nova Psicologia, que se superasse o campo filosófico por meio da experimentação, numa perspectiva prática. O método experimental se estrutura num conjunto de procedimentos de observação; desenvolvendo hipóteses; experimentação; descrição e discussão dos achados, identificando as possíveis relações causais entre variáveis. As práticas pedagógicas investigativas são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo e criativo do aluno de Psicologia, na busca da compreensão do comportamento humano e dos diversos fatores que podem influenciá-lo. Sendo assim, o presente relato vem justificar a importância da prática em laboratório na disciplina de Psicologia Experimental com o programa Sniffy Pro para fins pedagógicos na busca da compreensão dos conceitos trabalhados, correlacionando-os com as práticas experimentais. A prática laboratorial se desenvolve por meio de atividades essencialmente práticas, habilidades ligadas aos princípios conceituais e metodológicos, trazendo a observação sistemática de um organismo que se comporta em um ambiente proposital e relativamente simples. O programa Sniffy Pro exibe um rato em uma caixa de Skinner incluindo 40 sequências de movimentos adaptadas, a partir de 600 quadros extraídos do vídeo de um rato vivo movimentando-se. Vale ressaltar que o programa Sniffy Pro não substitui as vivências com um rato real; alguns autores enfatizam que o Sniffy Pro é para fins pedagógicos não tem caráter de pesquisa, para explorar o comportamento de ratos seria fundamental trabalhar com animais reais. O presente relato de experiência aconteceu na disciplina de Psicologia Experimental nos primeiros semestres do curso de Psicologia, em que foram ministradas aulas teóricas e práticas no laboratório de informática de uma instituição de ensino superior localizada no Noroeste Paulista. Essas práticas foram direcionadas por meio de um manual contendo exercícios com a utilização do software Sniffy Pro. Os estudantes encontraram informações teóricas e procedimentos práticos para desenvolver experimentos que estão relacionados à demonstração dos conceitos básicos da Psicologia Experimental, Nível Operante, Treino no alimentador, Modelagem, Reforçamento Contínuo (CR.F), Extinção, Razão Fixa (FR), Razão Variável. Podemos concluir que, por meio das práticas pedagógicas com o software Sniffy Pro, os alunos conseguiram assimilar os conteúdos das aulas teóricas, assimilando-os com acontecimentos e vivências da sua rotina, compreendendo o comportamento humano com um olhar crítico e reflexivo. Também foi possível observar que os conceitos básicos trabalhados nas atividades com o Sniffy Pro geraram maior compreensão nas práticas de análise do comportamento aplicada- Applied Behavior Analysis (ABA)- de modo a formular e imaginar a teoria de forma prática e consistente na mudança comportamental em diversos tipos de transtornos. Ou seja, ensejou o desenvolvimento de novos repertórios comportamentais para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.