HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA DEMÊNCIA EM IDOSOS

Autores

  • Francine da Silva e Lima de Fernando UNIRP
  • Tiago Moreno Lopes Roberto UNIRP
  • Ocione Campos Pereira Vasconcelos UNIRP
  • Kleber Aparecido de Oliveira UNIRP
  • Tatiana Moreira Afonso UNIRP
  • Mariana Sartori de Oliveira Antunes UNIRP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p65

Palavras-chave:

Envelhecimento, Hospitalização, Demência

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno global que resulta em um aumento significativo da proporção de idosos na sociedade. Esse processo é caracterizado por diversas alterações morfológicas, bioquímicas, funcionais e psicológicas que afetam a saúde e o bem-estar dos indivíduos mais velhos. Com o aumento da idade, há uma maior prevalência de doenças crônicas e degenerativas, com risco de descompensação clínica, contribuindo para um aumento nas hospitalizações.

A hospitalização pode impactar a saúde cognitiva dos idosos, favorecendo o surgimento de déficits funcionais e cognitivos, muitas vezes irreversíveis. O ambiente hospitalar, caracterizado por mudanças bruscas na rotina, imobilidade prolongada, polifarmácia e infecções, pode desencadear ou agravar quadros de delirium e acelerar a progressão para demência?. Os idosos apresentam taxas de internação hospitalar superiores as demais, e a duração dessas internações tende a ser mais longa devido a comorbidades e complicações associadas.

Downloads

Publicado

2025-04-21

Como Citar

Fernando, F. da S. e L. de ., Roberto, T. M. L. ., Vasconcelos, O. C. P. ., Oliveira, K. A. de ., Afonso, T. M. ., & Antunes, M. S. de O. . (2025). HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA DEMÊNCIA EM IDOSOS. Epitaya E-Books, 1(99), 65-68. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p65

Edição

Seção

Resumo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>