RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023946p467Palavras-chave:
Extensão, Curricularização, Competências e habilidades socioemocionaisResumo
A curricularização da Extensão no ensino superior do Brasil tem como objetivo agregar as atividades extensionistas à matriz curricular dos cursos, na busca de integrar, de forma indissociável, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo a comunidade acadêmica e também a sociedade como um todo. Conforme a Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação, trata-se de um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. Neste sentido, são ações que perpassam o currículo, transcendendo os muros das instituições de ensino superior, numa interação transformadora, tanto no que diz respeito à formação integral do discente, como na mudança positiva nos espaços sociais em que ela acontece. Assim, o presente trabalho traz um relato sobre práticas de extensão promovidas em cursos presenciais e à distância numa instituição de ensino superior, mediante o envolvimento dos alunos e da comunidade em um projeto transversal, cujo eixo temático foi a Educação Ambiental, resíduos sólidos, especificamente o descarte consciente de pilhas e baterias. As ações foram implementadas em encontros aos sábados, que aconteceram na própria instituição e em espaços comunitários, onde foram executadas as atividades de ensino, orientações e pesquisa. Incialmente, o tema foi apresentado aos alunos, mediante exposição oral e farto referencial teórico. Em seguida, houve uma palestra ministrada por um convidado e especialista no tema, responsável pelo setor de coleta de resíduos sólidos numa autarquia municipal de saneamento básico, voltada a alunos, colaboradores e comunidade geral. Diante dessas formações, os alunos passaram a fazer uma pesquisa de campo para levantar os pontos de coleta já existentes no município e verificar locais estratégicos que pudessem ser instalados coletores de pilhas e baterias, como empresas, escolas, inclusive Unidades Básicas de Saúde. Após esse levantamento, os dados foram compilados e repassados à autarquia de saneamento básico, que providenciou coletores, os quais foram entregues pelos alunos nos locais pesquisados. Além disso, os alunos produziram artigos para o jornal local, com informações científicas sobre o assunto, disseminando os conhecimentos adquiridos. Conclui-se, portanto, que se tratou de uma experiencia exitosa, na medida que desenvolveu um conjunto de competências primordiais que vão além do conhecimento acadêmico e que são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social, para uma atuação profissional responsável e para a vivência cidadã. Competências para transformar o eu, o outro e a sociedade. E, neste processo, foram evidenciadas importantes habilidades socioemocionais, como empatia, autoconhecimento, lidar com emoções de maneira eficaz, habilidades sociais, tomada de decisões, pensamento crítico, na medida em que ajudaram os alunos a interagir, comunicar, resolver problemas e protagonizar mudanças efetivas no contexto social. Desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes é crucial para o sucesso não apenas na vida acadêmica, mas também ao longo de sua vida. São competências que ajudam os alunos a enfrentar desafios, a se adaptarem a diferentes ambientes, trabalhar em equipe, comunicar-se de forma eficaz e gerenciar conflitos, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais completos e preparados para o mundo contemporâneo.